terça-feira, 3 de setembro de 2013

UFSCar seleciona professores voluntários na área de Engenharia Ambiental para atuar na educação a distância (possibilidade de bolsa CAPES)



Até o dia 3 de outubro, a Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD) da UFSCar está com inscrições abertas no processo seletivo simplificado para docentes voluntários interessados em atuar na educação a distância da Universidade, na área de Engenharia Ambiental.

São dois editais com oito vagas previstas, nos grupos de disciplinas de Biologia Geral, Climatologia e Meteorologia, Gerenciamento de Projetos, Operações Unitárias, Letramento Digital para Engenharia Ambiental, Legislação e Direito Ambiental, Educação Ambiental e Planejamento Ambiental Urbano. A dedicação é de 20 horas semanais.

As inscrições são feitas pelo site www.concursos.ufscar.br e o candidato deverá encaminhar para a SEaD, via Correios, a documentação exigida para efetivação da inscrição, até 3 de outubro. Os interessados precisam estar atentos, pois o dia 3 de outubro é a data limite para postagem da documentação, porém os documentos têm de estar à disposição da Comissão Julgadora até o dia 4 de outubro, portanto o envio deve ser feito por Sedex. Não há taxa de inscrição e, ao se inscrever, o candidato deverá optar por um único grupo de disciplinas.

O processo seletivo é composto por prova didático e prova de títulos e exame de Curriculum Vitae documentado. Para se inscrever, o interessado deve ter graduação e pós-graduação em áreas relacionadas às disciplinas, de acordo com as especificações presente no edital. O edital completo com todas as informações está disponível no site www.concursos.ufscar.br. A validade do processo seletivo será de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, quantas vezes for necessário e no interesse da UFSCar.

A SEAD/UFSCar solicitará junto à CAPES uma bolsa aos docentes voluntários em Educação a Distância na UFSCar, nos termos de Resolução específica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Resolução CD/FNDE Nº 26, de 5 de junho de 2009, que estabelece orientações e diretrizes para o pagamento de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes da preparação e execução dos cursos dos programas de formação superior, inicial e continuada no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Vale lembrar que não há garantia de que o candidato selecionado efetivamente receberá a bolsa, já que a SEAD a solicita, mas sua concessão depende da CAPES, de forma que o candidato deve estar ciente de que poderá vir a prestar os serviços (sem nenhum vínculo) e sem receber bolsa, fazendo-o estritamente nos termos da PORTARIA GR nº 662/10, de 09 de Setembro de 2010. Ainda que venha a receber bolsa, o compromisso como bolsista será celebrado entre o docente e a CAPES, já que com a UFSCar os serviços serão prestados em caráter estritamente voluntário.

EDITAL SEaD 006/2013
Área: Engenharia Ambiental
Carga horária/semanal: 20 horas

Grupo 1: Biologia Geral
1. Título de Doutor em Ciências Biológicas ou áreas afins.
2. Graduação em Ciências Biológicas.

Grupo 2: Climatologia e Meteorologia
1. Doutorado em Meteorologia ou áreas afins.
2. Graduação em Meteorologia ou áreas afins
 

Grupo 3: Gerenciamento de Projetos
1. Mestrado em Engenharia.
2. Graduação em Administração ou Engenharia.

Grupo 4: Operações Unitárias
1. Doutorado em Engenharia Química.
2. Graduação em Engenharia Química.


EDITAL SEaD 009/2013
Área: Engenharia Ambiental
Carga horária/semanal: 20 horas

Grupo 1: Letramento Digital para Engenharia Ambiental
1. Mestrado em Lingüística.
2. Graduação em Letras

Grupo 2: Legislação e Direito Ambiental
1. Mestrado em Direito
2. Graduação em Direito

Grupo 3: Educação Ambiental
1. Doutorado em Educação Ambiental
2. Graduação em Ciências Biológicas

Grupo 4: Planejamento Ambiental Urbano
1. Doutorado em Engenharia Civil
2. Graduação em Engenharia Civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário