sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

ÁREAS COM NOVA GEOGRAFIA NA SERRA SERÃO TRANSFORMADAS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Fonte: INEA 
21/ 01/ 2011

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) estuda transformar áreas cuja configuração geográfica e os cursos dos rios foram modificados pela catástrofe climática na Região Serrana do Rio em áreas de proteção, como parques fluviais. Segundo a presidente do Inea, Marilene Ramos, a primeira etapa do projeto já foi iniciada com o mapeamento por satélite e por terra dos municípios atingidos.
Com base nas imagens e em dados coletados pelas equipes técnicas do órgão estão sendo identificadas mudanças em cursos de rios e na conformação de vales e da própria cadeia montanhosa da região. O Vale do Cuiabá, em Teresópolis, por exemplo, antes ocupado por condomínios de luxo, deve ser tornar unidade de conservação.
- Após a tragédia, os córregos e rios definiram novas áreas de inundação. Estamos começando os primeiros levantamentos para criação de parques fluviais a partir dessas mudanças. Já criamos parques semelhantes ao longo de outros rios no Estado, entre os quais, o Guandu, o Piabanha e o Macacu – explicou Marilene Ramos.
A presidente do Inea não descartou a necessidade de se fazer desapropriações, uma vez que, algumas dessas áreas passaram a oferecer risco à ocupação. Além disso, a criação dos parques fluviais tem por objetivo inibir as construções irregulares. Conforme avaliações preliminares, o Vale do Cuiabá pode ter algumas ruas e acessos fechados para que seja possível a recomposição natural da área.
Algumas construções destruídas pela enxurrada já começaram a ser demolidas e não poderão ser reconstruídas. Antes local de sítios e mansões, o Vale do Cuiabá foi uma das áreas mais devastadas pelas águas do Rio Santo Antônio na madrugada do último dia 12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário