quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Entrando ou se recolocando no mercado? DICAS

Entrar no mercado ou encontrar novas oportunidades nem sempre é fácil. Muitas vezes bate o desânimo e dá vontade de desistir e partir pra outra área. É normal se sentir assim em algum momento da vida profissional, mas as conquistas profissionais dependem sobretudo do nosso esforço, coragem para enfrentar coisas novas e vontade de correr atrás.
Como digo pros meus alunos, ninguém baterá na porta de vocês oferecendo um emprego.
Como diz um professor que eu tive, prof Jorge Rios, do céu só cai avião e cocô de passarinho. rs
  1. Não desanime!
  2. Ao ver uma vaga divulgada em que você possa se encaixar no perfil, envie o currículo. Não imponha limitações a você mesmo acreditando de cara que não é capaz de ser selecionado.
  3. Invistam em seus currículos realizando cursos de extensão, encarando uma especialização ou até mesmo mestrado.
  4. Compareçam aos eventos da área, pois eles oferecem oportunidades de conhecer profissionais, novas áreas de atuação e empresas que podem lhes oferecer oportunidades
  5. Aprendam outros idiomas
  6. Aprendam a utilizar os softwares necessários para o desempenho de sua profissão: excel, power point, word, se possível também Autocad, programas de geoprocessamento e etc. Isso pode lhe abrir portas.
  7. Conheçam as principais referências de legislação e se mantenham SEMPRE atualizado.
  8. Leiam artigos técnicas, revistas técnicas, matérias de jornal e sites que tragam discussões e novas soluções. Um dia esses dados podem lhe ajudar a solucionar problemas em sua atuação profissional.
Alguém tem outras dicas? Contribuam, participem, colaborem.

Um comentário:

  1. São dicas bem simples, mas gostaria de dizer 2 coisas: 1) um mestrado não deveria ser opcional, e sim OBRIGATÓRIO. Apenas graduados há aos montes por aí. 2) Recomendo aprender softwares de edição de imagens também. Autocad e SIG são de suma importância!

    ResponderExcluir