sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

BOTA-FORA PARA ESCOMBROS DA REGIÃO SERRANA

Estive pensando em onde pretendiam despejar todo esse resíduo gerado pelo desastre da Região Serrana. Pelo jeito não era só eu quem não tinha ideia de para onde tudo isso seria enviado.
A verdade é que temos escassez de locais adequados para disposição de resíduos.
Aproveitamento para o entulho existe, mas será viável a separação de toda esta terra que se agregou aos entulhos?
Difícil decisão...


MINC FAZ APELO POR ÁREAS DE BOTA-FORA PARA ESCOMBROS DA REGIÃO SERRANA
21/ 01/ 2001

O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, que esteve na quinta-feira (20/1) em Teresópolis com o governador Sérgio Cabral, está fazendo um apelo público para que prefeituras e empresários e outros organismos e entidades indiquem terrenos para ser despejado o bota-fora (mistura de lama, areia, madeira e entulhos em geral) proveniente dos escombros da tragédia que atingiu a Região Serrana.
Preocupado com a falta de locais adequados para que as equipes que trabalham na remoção dos escombros possam despejar esse bota-fora, Minc sugeriu – com a concordância do governador – que as equipes de resgate separem desse entulho madeiras e areia lavada – que poderão ser aproveitadas na construção das novas casas para as famílias desabrigadas.

Uma ação que inclusive diminuiria o volume do bota-fora a ser jogado fora, exigindo-se, portanto, menos terrenos para o despejo desse entulho.
“Fazemos um apelo para que as prefeituras, moradores e empresários em geral sugiram terrenos adequados para jogarmos esse bota-fora”, afirmou Minc, após participar de ato, na sede da Prefeitura de Teresópolis, em que Sérgio Cabral assinou convênio emergencial para a liberação de recursos para pagamento do aluguel social para os desabrigados da Região Serrana.
O cadastro das famílias beneficiadas começará a ser feito amanhã (21/1) nas três cidades mais atingidas pelos deslizamentos de terra e as enchentes: Teresópolis, Nova Friburgo e Petrópolis. As famílias cadastradas nessas cidades terão direito a receber o benefício de R$ 500 mensais ao longo de um ano. Ao todo, o governo estadual disponibilizará R$ 40,8 milhões por ano para atender os desabrigados.
Minc sugeriu ainda ao governador e aos prefeitos de Teresópolis e Petrópolis, Jorge Mário e Paulo Mustrangi, que as novas casas dos desabrigados sejam construídas seguindo conceitos ecológicos, como a instalação de painéis solares para aquecimento da água e sistemas de captação da água de chuva, para posterior uso residencial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário