terça-feira, 11 de janeiro de 2011

INEA COMEMORA DOIS ANOS COM FESTA E POSSE DE NOVOS GESTORES

10/ 01/ 2011

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), orgão executivo da Secretaria de Estado do Ambiente, completa dois anos de instalação no próximo dia 12 (quarta-feira). Nesse período, foram obtidos avanços consideráveis na missão de proteger, conservar e recuperar o meio ambiente no Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de alcançar o desenvolvimento sustentável.

Para comemorar a data, será oferecido um coquetel no edifício-sede dos dois órgãos, a partir das 16h, quando também tomarão posse Carlos Minc, na Secretaria do Ambiente, a ex-secretária do Ambiente, Marilene Ramos, na Presidência do Inea, bem como, os novos gestores da Sea e do Inea.

Mais que a unificação e ampliação das agendas verde, azul e marrom a partir da fusão da Fundação Estadual de Engenharia e Meio Ambiente (Feema), da Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF), o Inea caminha para ser um órgão ambiental de referência no País.

Para isso, dispõe de quadro técnico qualificado e valorizado formado por meio do primeiro concurso público realizado na área ambiental no Estado, com a aprovação de 214 técnicos que se somaram aos cerca de 1.000 servidores dos órgãos extintos, renovando em 25% o efetivo da área ambiental.

Na ocasião serão apresentados também os ganhos dos últimos dois anos na agenda ambiental. Entre as quais, a descentralização nas emissões de licenças ambientais para atividades de pequeno porte e a ampliação do Programa Pacto pelo Saneamento, com licenciamento de aterros sanitários em todo Estado e remissão de lixões.

Avançaram também grandes programas de obras de infraestrutura, como o Projeto Iguaçu, de combate às enchentes na bacia dos rios Iguaçu, Sarapuí e Botas, beneficiando vários municípios da Baixada Fluminense, de recuperação ambiental dos canais do Fundão e do Cunha e o Limpa Rio, realizado em todo o estado.

Nesse período o total de áreas protegidas foi muitas vezes ampliado com a expansão territorial de áreas demarcadas e criação de parques estaduais e das Reservas Particulares do Patrinônio Natural (RPPN), entre outras ações de preservação e recuperação da biodiversidade no Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário